Inteligência e Testes de QI
     
Entrada
Alimentação até aos três anos pode influenciar QI PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A alimentação das crianças nos primeiros anos de vida pode afectar o desenvolvimento do seu quociente de inteligência (QI), revela um estudo publicado na revista científica "British Medical Journal". Os investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, basearam o seu trabalho em dados do estudo ALSPAC, realizado com 14 mil crianças nascidas entre 1991 e 1992, e que faz um acompanhamento a longo prazo da saúde dos participantes.

Continuar...
 
O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A temática da sobredotação integra algumas incertezas e ambiguidades. Apesar dos alunos sobredotados e talentosos terem direito a uma educação diferenciada, não costumam ser alvo de atenção especial por parte do sistema escolar e dos intervenientes educativos. Ao longo desta dissertação procuramos analisar e reflectir sobre esta problemática, incluindo uma componente mais teórica e outra mais empírica. Na componente teórica, abordamos o conceito de sobredotação e alguns dos modelos explicativos, acompanhando a sua evolução e o estado actual da arte. Reiteramos a articulação entre a identificação e a definição de sobredotação, discutindo as fases necessárias à identificação dos alunos (sinalização e avaliação) e apresentando algumas propostas concretas sugeridas para este processo. Tomando as práticas educativas destacamos a aceleração, o agrupamento e o enriquecimento como as principais medidas educativas adoptadas com os alunos sobredotados e talentosos, analisando os dados da investigação sobre cada uma delas e defendendo a sua complementaridade assente na diferenciação curricular. Na componente empírica começamos por apresentar o contributo do nosso trabalho para o estudo psicométrico de provas psicológicas relacionadas com a categorização de informação (Formar Conjuntos - Palavras e Formar Conjuntos - Números e Símbolos) e a criatividade (quatro sub-testes do Teste de Pensamento Criativo de Torrance).

Continuar...
 
Alunos sobredotados : a aceleração escolar como resposta educativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A educação dos alunos sobredotados tem justificado uma preocupação crescente por parte dos políticos e dos profissionais da educação, assim como dos investigadores nos domínios da Turma), Escala de Auto-Conceito para Crianças e Préadolescentes de Susan Harter ( Self-Perception Profile for Children), e uma entrevista semi-estruturada aos pais. Os resultados obtidos apontam para diferenças estatisticamente significativas a favor dos alunos acelerados nas provas psicológicas aplicadas e nas percepções das suas habilidades cognitivas e académicas por parte dos professores.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

Pág. 8 de 8
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Inquéritos

O que contribui mais para a inteligência?
 

Traduções...

  • Mensa
  • Contacto
  • Breves
  • Testes
  • Puzzles
  • Vídeos
  • Imagens
  • Áudio
  • Ressalvas
  • Livro de Visitas
  • Arquivo Histórico
  • Estamos no Facebook!