Inteligência e Testes de QI
     
Entrada
The 4 Biggest Myths About the Human Brain PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

What is it that makes the human brain so special? Sure it's big - but it's far from the biggest brain around. You've heard that your brain contains 100 billion neurons - but where does that number really come from, and how does it stack up against other species?

You may think you know the answers to these questions, but there's a good chance you've been misinformed about what makes our brain more special than any other brains on Earth. Here are four of neuroscience's biggest brain myths, and why they're all wet.

Continuar...
 
Aptidões cognitivas e rendimento académico: A validade preditiva dos testes de inteligência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Com base numa amostra de alunos portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade (n=1163), analisamos a validade dos resultados na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6; Almeida, 2003) por referência ao rendimento escolar dos alunos, considerando quer as suas classificações em várias disciplinas curriculares quer o índice de retenções escolares anteriores. De uma maneira geral os resultados sugerem uma associação com significado estatístico entre rendimento escolar e desempenho nas quatro provas de raciocínio da bateria (raciocínio abstracto, raciocínio verbal, raciocínio numérico e resolução de problemas).

Continuar...
 
AS APTIDÕES NA DEFINIÇÃO E AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA: PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Um dos percursos seguidos pela Psicologia na definição e avaliação da inteligência identifica-se com as tentativas de fixação do número das aptidões e, no caso de defesa de um número plural de aptidões, com a questão da eventual independência ou interdependência das mesmas aptidões. A análise fatorial, primeiro exploratória e agora confirmatória, tem sido o método por excelência para fundamentar este percurso, mesmo sem nunca conseguir dar razão a uns e retirá-la a outros.

Continuar...
 
Pais de crianças sobredotadas : representações e dimensões parentais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A temática da sobredotação tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica (Almeida, Pereira, Miranda & Oliveira, 2003). Contudo, acresce a necessidade de conhecer mais acerca das crianças sobredotadas e dos contextos em que se desenvolvem (Pereira, 2000). Com este trabalho pretendemos compreender de que forma o desenvolvimento destas crianças, os contextos em que este desenvolvimento ocorre, as dimensões parentais e o acompanhamento educacional de que são alvo estão relacionados entre si.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 8
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Inquéritos

O que contribui mais para a inteligência?
 

Traduções...

  • Mensa
  • Contacto
  • Breves
  • Testes
  • Puzzles
  • Vídeos
  • Imagens
  • Áudio
  • Ressalvas
  • Livro de Visitas
  • Arquivo Histórico
  • Estamos no Facebook!